1/4
O Núcleo de Alfabetização e Prática Neuropsicológica (NAPNEURO) foi idealizado por mim, no início de 2024, para que pudesse ser um braço da Clínica Escola de Psicologia da Uniandrade, com a finalidade de oferecer os serviços de avaliação e reabilitação neuropsicológica, com valores acessíveis à população de baixa renda.
Atualmente, o NAPNEURO conta com quatro programas diferentes, cada um deles com sua especificidade. Todos os serviços são oferecidos por acadêmicos do curso de Psicologia da Uniandrade, a partir do 6º período, sob minha supervisão.
Abaixo, descrevo cada um deles.
Avaliação Neuropsicológica Completa (NEUROCOM)
Descrição: Avaliação neuropsicológica contemplando todos as principais funções cognitivas necessárias para a compreensão do funcionamento da mente humana. A saber: Inteligência; Atenção; Memória; Funções Executivas; Linguagem; Cognição Social; Raciocínio Visuoespacial; Estresse; Personalidade; Regulação Emocional; Sintomas Psiquiátricos; Maturidade Intelectual; Criatividade. Os resultados terão finalidade tanto diagnóstica, quanto propositiva, no sentido de gerar orientações que possam melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Propósito: Esclarecer suspeitas de alguma condição clínica psicológica ou neuropsicológica, tais como: Transtorno do Espectro Autista; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Dislexia; Depressão; Transtorno de Ansiedade Generalizada... Ainda, serve para promover o autoconhecimento, através da compreensão do próprio funcionamento cognitivo.
Público-Alvo: Crianças (a partir de 3 anos) e adolescentes, da comunidade em geral. No caso das avaliações de adultos, a pessoa deve ser acadêmica ou funcionária da Uniandrade (graduação ou pós-graduação, independente do polo).
Modelo dos Atendimentos: atendimentos presenciais, individuais. As sessões têm duração de 50 minutos. Para a avaliação completa, serão necessárias de 8 a 10 sessões, com frequência semanal. Isso inclui a sessão de anamnese e a de devolutiva do relatório final. No caso dos atendimentos de crianças e adolescentes, ao menos um dos pais/responsáveis legais deve aguardar cada sessão ser concluída, na clínica.
Programa de Avaliação Neuropsicológica Escolar para Vestibulandos (PROANE-V)
Descrição: Avaliação neuropsicológica breve, porém capaz de compreender os diferentes processos psicológicos e neuropsicológicos responsáveis pelo aproveitamento escolar. A saber: Inteligência; Atenção; Memória; Funções Executivas e Personalidade. O resultado permite estabelecer um plano personalizado visando potencializar as funções que estejam eventualmente abaixo do esperado e, assim, melhorar o aproveitamento escolar do vestibulando.
Propósito: Conhecer acerca do próprio funcionamento cognitivo e usar essa informação para traçar metas mais personalizadas e eficazes para melhorar o aproveitamento escolar.
Público-Alvo: Estudantes do Cursinho Pré-Vestibular solidário “Vai Cair na Prova”
Modelo dos Atendimentos: O programa acontece em duas sessões, separadas por um intervalo de 4 semanas. Na primeira, com duração de 90 minutos, é realizada a avaliação completa das funções cognitivas, bem como a anamnese. Nessa sessão inicial, um dos pais ou responsável legal deve comparecer, pois ele(a) também será convidado a fornecer algumas informações importantes à anamnese. Na segunda sessão, com duração de 40 minutos, será focada na entrega do relatório da avaliação e consequente esclarecimento sobre os resultados e as orientações. Um dos pais ou responsável legal também deve estar presente durante essa devolutiva.
Programa de Avaliação Neuropsicológica Escolar para Universitários (PROANE-U)
Descrição: Avaliação neuropsicológica breve, porém capaz de compreender os diferentes processos psicológicos e neuropsicológicos responsáveis pelo aproveitamento acadêmico. A saber: Inteligência; Atenção; Memória; Funções Executivas e Personalidade. O resultado permite estabelecer um plano personalizado visando potencializar as funções que estejam eventualmente abaixo do esperado e, assim, melhorar o aproveitamento acadêmico do estudante universitário da Uniandrade.
Propósito: Conhecer acerca do próprio funcionamento cognitivo e usar essa informação para traçar metas mais personalizadas e eficazes para melhorar o aproveitamento acadêmico.
Público-Alvo: Estudantes universitários da Uniandrade (graduação ou pós-graduação)
Modelo dos Atendimentos: O programa acontece em duas sessões, separadas por um intervalo de 4 semanas. Na primeira, com duração de 90 minutos, é realizada a avaliação completa das funções cognitivas, bem como a anamnese. Na segunda, com duração de 40 minutos, será focada na entrega do relatório da avaliação e consequente esclarecimento sobre os resultados e as orientações.
Atenciologia: Reabilitação Neuropsicológica da Atenção
Descrição: Intervenção neuropsicológica com foco na melhoria da atenção, de crianças e adolescentes, que inicia com uma avaliação computadorizada (realizada através do TAVIS-4) e seguida pelas sessões do treino atencional (realizada através do programa “Pay Attention!”).
Propósito: Aumentar a capacidade atencional da criança ou adolescente que apresente diagnóstico de TDAH, de forma que isso possa se somar ao efeito das demais terapias e reduzir o impacto negativo dos sintomas na vida cotidiana.
Público-Alvo: Crianças e adolescentes (6 a 14 anos), com diagnóstico de TDAH.
Modelo dos Atendimentos: as sessões são individuais, com frequência semanal e duração de 40 minutos. Durante todos os atendimentos, ao menos um dos pais/responsáveis legais deve aguardar a sessão ser concluída, na clínica.
Para os agendamentos no NAPNEURO, você deve entrar em contato com a Clínica Escola do Curso de Psicologia da Uniandrade, através do telefone/whatsapp: (41) 3219-4248; ou do e-mail: clinica.psicologia@uniandrade.edu.br. Você também pode clicar no botão abaixo e será direcionado, automaticamente, para a página da clínica, no Instagram.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.